Descrição do Projeto

Nome do projeto:

AÇÕES AFIRMATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA JOVENS DA POPULAÇÃO NEGRA

Objeto: Promoção da igualdade étnica-racial por meio da preparação e orientação de jovens de populações negras e periféricas do município de Embu das Artes e Região para o ingresso em instituições de ensino superior de reconhecida qualidade.

Público-Alvo: O público-alvo do projeto é constituído por jovens negros de 16 a 20 anos de idade que apresentem interesse em ingressar em uma instituição de ensino superior de alta qualidade, mas não possuam as condições financeiras para arcar com um curso pré-vestibular pago. Os jovens contemplados pelo projeto devem morar em Embu das Artes ou municípios vizinhos.

Problema a Ser Resolvido: O projeto visa enfrentar o déficit de aprendizado de alunos negros ao final do ensino médio em comparação com os níveis exigidos para ingresso em instituições de ensino superior. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2020, ao final da 3ª série do ensino médio, apenas 21,7% dos alunos pretos e 24% dos pardos apresentam aprendizado adequado em língua portuguesa e, para matemática, apenas 4,1% dos alunos pretos e 5,7% dos pardos.


Metas, Ações e Produtos do Projeto:

Meta 1

Descrição: Ministrar 2 turmas de curso preparatório para 40 jovens (20 em cada turma), divididas em 7 disciplinas: Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; História; Biologia; Física e; Química – totalizando 630 horas-aula. Também, aplicar 5 provas simuladas e realizar 10 horas de monitoria semanais (total de 410 horas de monitoria)

Ações: Realização das atividades didáticas e pedagógicas associadas ao curso, divididas em aulas, provas simuladas e monitoria. Serão oferecidas 7,5 horas de aula semanais para cada turma (15 horas semanais) e 10 horas de monitoria para os estudantes de ambas as turmas Oferecimento de atividades e materiais de apoio didático aos alunos.

Produtos: Oferecimento de 1050 horas de atividades didáticas, divididas em aulas expositivas (630 horas), monitoria (420 horas), e 5 provas simuladas.

 

Meta 2

Descrição: Oferecimento de 420 horas de mentoria educacional e profissional no decorrer do projeto.

Ações: Oferta de mentoria educacional e profissional aos alunos inscritos, realizada pelos secretários junto à equipe de voluntários do projeto. Mentoria educacional e profissional dos alunos inscritos, visando sua orientação no ingresso no ensino superior.

Produtos: 420 horas de mentoria ofertadas aos estudantes do curso

Metodologia: A metodologia do projeto se baseia na realização e fortalecimento de cursinho popular pré-vestibular, de modo que este seja capaz de preparar jovens negros e de baixa renda do município de Embu das Artes e região para passar nos exames vestibulares que dão acesso à instituições de ensino superior públicas e privadas de reconhecida qualidade.

O curso pré-vestibular se estrutura com base em encontros presenciais, oferecendo teoria, exercícios, simulações de prova e outras atividades de cunho pedagógico. Também se propõe um recorte voltado à educação ambiental, sustentabilidade e combate à desigualdade racial enquanto estratégias de integração de parte dos conteúdos abordados em aula. O curso preparatório do projeto possui um enfoque no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, visto que são duas disciplinas fundamentais para a compreensão das demais.

O objeto também consiste na mentoria de jovens para a escolha de carreira profissional a partir do contato com estudantes, profissionais e especialistas de distintas áreas, de modo que estes possam analisar e escolher, estando melhor preparados, qual carreira desejam optar no ensino superior.

O primeiro passo para execução do projeto é o estabelecimento da gestão responsável por conduzir as atividades, composta por voluntários e membros da SEAE. Para isso, deve-se convidar pessoas para participar, enquanto voluntárias, da gestão e operacionalização do projeto. Para além da equipe de voluntários e membros da SEAE, será realizada a contratação de 7 docentes responsáveis por preparar e ministrar as aulas, de 1 profissional para o cargo de secretário(a) executivo(a)/sênior, responsável por supervisionar a operacionalização das atividades do projeto, 4 profissionais de secretariado, responsáveis pela operacionalização das atividades do projeto relacionadas à organização, agendamento, logística e comunicação, e 3 monitores de nível universitários para apoio pedagógico. O conjunto dos voluntários, docentes, secretários, monitores e membro da SEAE participantes formará a equipe do projeto, totalizando 22 pessoas responsáveis pela realização do projeto.

O segundo passo consiste na divulgação das atividades do cursinho para os potenciais alunos e seleção dos estudantes beneficiados. Propõe-se a realização de campanhas de divulgação por meio de mídias digitais e meios físicos em locais de interesse, assim como escolas e pontos de ônibus. A equipe gestora será responsável pela gestão das inscrições e seleção dos alunos contemplados, com base em critérios étnico-raciais, de gênero, territoriais e socioeconômicos. Além destes critérios, também será realizada uma entrevista e apresentação de documentos que comprovem que o candidato se enquadra no perfil de beneficiados pelo projeto. Ao final desta fase, serão selecionados 40 alunos.

A terceira etapa consiste na realização efetiva das atividades pedagógicas e didáticas voltadas à preparação dos alunos para os exames vestibulares e processo de decisão sobre a carreira que irão seguir no ensino superior. Serão formadas duas turmas, cada uma com 20 alunos. As aulas serão ministradas em formato presencial, se apoiando, principalmente, em metodologias expositivas de conteúdo, associadas a métodos de estímulo à participação e integração dos alunos presentes. Os conteúdos abordados em aulas serão acompanhados de exercícios didáticos.
A 1ª turma terá aulas aos sábados, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Embu das Artes, localizada Rua Belo Horizonte, 354 – Centro, Embu das Artes – SP, CEP: 06803-440. As aulas ocorrerão das 9 horas até às 17h30, com intervalo entre 12h30 e 13h30, totalizando 7,5 horas de aula semanais. A 2ª turma terá aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h, também totalizando 7,5 horas de aula semanais. As atividades ocorrerão na Escola Estadual João Martins, localizada na Estr. de Itapecerica Campo Limpo, 52 – Jardim Célia Regina, Embu das Artes – SP, CEP: 06823-300. As atividades serão realizadas em duas localidades a fim de atender um público mais amplo, tanto em relação à territorialidade, quanto à disponibilidade horária durante a semana.

A ementa do curso se divide em 7 matérias: Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; História; Física; Química e; Biologia. Estas 7 matérias estão organizadas em 4 módulos: Língua Portuguesa (30% da carga horária de aula); Matemática (30% da carga horária de aula); Sustentabilidade (24% da carga horária de aula) e; Direitos Humanos (16% da carga horária de aula).

Associadas as aulas, estarão as atividades de monitoria oferecidas pelos 3 monitores bolsistas do projeto, cada um dedicando 10 horas de trabalho semanal. Ao todo, serão oferecidas 10 horas de monitoria semanal para a revisão de conceitos e resolução de dúvidas. Os horários e a frequência serão definidos a partir da disponibilidade de datas e horários dos alunos do curso, de modo a atender todos os alunos.

No tocante à mentoria, serão realizadas atividades de acompanhamento com os alunos de frequência quinzenal, a fim de realizar um acompanhamento personalizado dos estudantes e garantir a permanência desses no cursinho. As mentorias contarão com o apoio da equipe de voluntários do projeto e de profissionais parceiros de modo que, em conjunto com a equipe contratada do projeto, beneficie e oriente o processo de orientação e decisão pela carreira profissional no ensino superior.

A fim de preparar e testar o desempenho dos alunos, pretende-se realizar 5 provas de simulação dos exames de vestibulares durante o decorrer das aulas. Essas atividades são muito importantes para que os alunos se familiarizem com as regras e dinâmicas das provas, assim como estejam acostumados com a realização das provas, que tem um ambiente de muita pressão e longo período de duração.

Resultados Esperados: Almeja-se que 100% dos alunos beneficiados pelo projeto tenham se inscrito para exames vestibulares de instituições de ensino superior, principalmente as públicas. Espera-se que, ao menos, 20% dos estudantes contemplados pelo projeto consigam ser aprovados em exames vestibulares de instituições de ensino superior de qualidade reconhecida, tanto em instituições públicas, quanto em instituições privadas com bolsa de estudo.

O projeto possui o potencial de se tornar uma referência em práticas educacionais para o município e de se expandir regionalmente, ampliando o público diretamente impactado. Isto porque inova ao associar o curso preparatório com a mentoria profissional no processo de seleção da carreira.

Ficha técnica do projeto:

Data de Assinatura: 18/10/2022

Instrumento de Parceria: Termo de fomento – Número do convênio: 929588/2022; Número da Proposta: 005669/2022.

Órgão da Administração Pública Responsável: 

  • Ministério da Igualdade Racial
    • Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação ao Racismo
      • Diretoria de Políticas de Combate e Superação do Racismo

Nome da Organização da Sociedade Civil: ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA AMIGOS DE EMBU – SEAE

CNPJ da Organização da Sociedade Civil: 50242692/0001-52

Objeto da Parceria: Promoção da igualdade étnica-racial por meio da preparação e orientação de jovens de populações negras e periféricas do município de Embu das Artes e Região para o ingresso em instituições de ensino superior de reconhecida qualidade.

Valor total da parceria: R$ 99.537,34

Valores liberados: R$ 99.537,34

Situação da prestação de contas da parceria: Não iniciada

Data prevista para a apresentação da prestação de contas da parceria: 

Valor total por tipo de despesa:

  • SERVIÇO: R$ 98.639,76
  • BEM: R$ 897,58

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