Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que se estende ao longa da costa marítima do Brasil, indo do nordeste até o sul. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10.000 anos. A partir do século XX a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando atualmente menos de 20% da vegetação original.

A SEAE, tem atuado em apoio às iniciativas da Fundação SOS Mata Atlântica. Nosso projeto Observando Rios é desenvolvido em conjunto com a SOS Mata Atlântica.

Projeto observando riosO projeto Observando Rios reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem.

O monitoramento da água de rios é realizada por grupos de moradores em cada região com um kit desenvolvido pelo programa Rede das Águas.

 O kit possibilita a avaliação dos rios a partir de um total de 16 parâmetros, que incluem níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Mapa do Brasil e seus estados identificando extensão original, floresta atual e outras remanecentes da mata atlântica